Aqui está o link de um mapa mental que eu fiz sobre este tema. Espero que gostem!
Olá o meu nome é Inês!! Ando no 8 ano e neste blog irei publicar trabalhos sobre Ciências! Espero que gostem!!
sexta-feira, 26 de março de 2021
quinta-feira, 25 de março de 2021
Resolução das páginas 88 e 89 do Manual
Página 88 e 89 do Manual
1) 1.1) 1- Boca 2- Glândulas salivares 3- Esófago 4- Estômago 5- Fígado
6- Vesícula biliar 7- Pâncreas 8- Intestino delgado 9- Intestino grosso 10- Reto
1.2) C
1.3) A
1.4) C
1.5) C
2) A- 5- III
B- 3- II, III
C- 1- I, II, III
D- 2, 3- II, III
E- 6- III, IV
F- 8- V
G- 8- V
H- 6- III, IV
I- 1- I, II, III
J- 3- II, III
3) 3.1) A) Lípase pancreática- lípidos
B) Proteases pancreáticas e intestinais- prótidos
C) Tripsina- glícidos
3.2) Devido ao pH de cada enzima.
4) 4.1) C
4.2) B
4.3) Estas estruturas facilitam a absorção intestinal.
4.4) Carência de alguns nutrientes.
5) 5.1) A evolução de uma úlcera gástrica e do cancro do estômago depende da suscetibilidade de cada pessoa, da virulência da estirpe da bactéria, da idade da aquisição da infeção, de fatores genéticos e ambientais.
5.2) Consumo de carnes vermelhas e processadas, e também alimentos salgados ou o consumo do próprio sal.
5.3) Evitar consumir carnes vermelhas e processadas, evitar consumir alimentos salgados e evitar o consumo do próprio sal, substituindo-o talvez por especiarias.
Resolução das páginas 85 e 86 do Manual
Página 85 do Manual
1) O microbiota A é composto por maioritariamente bactérias que são necessárias ao organismo e inofensivas. No microbiota B estão parasitas, fungos, bactérias e toxinas que são nocivas para o organismo.
2) São diferenças que originam nos alimentos que consumimos. Do lado esquerdo (microbiota A) vêm-se alimentos que podem ser considerados "saudáveis" e provenientes de uma alimentação equilibrada variada e saudável. Mas do lado direito (microbiota B) vêm-se alimentos não saudáveis que deviam ser consumidos o mais raramente possível. Ao ter uma alimentação desequilibrada, pobre em frutas e vegetais e demasiado rica em glícidos e lípidos de baixa qualidade, o sistema digestivo pode ser afetado por diversas doenças.
3) Infeções intestinais, diarreias, cólicas, gases, ou prisão de ventre.
4) Manter uma alimentação saudável e equilibrada. Evitar ter uma alimentação pobre em frutas e vegetais e demasiado rica em glícidos e lípidos de baixa qualidade.
Página 86 do Manual
1) A) Erosão mais ou menos profunda da parede do estômago ou duodeno.
B) Alterações na composição da bílis, fruto de dietas muito calóricas e ricas em colesterol. Os cálculos podem deslocar-se da vesícula para as vias que conduzem a bílis ao duodeno, causando a sua obstrução e inflamação.
C) Massa que se desenvolve lentamente na parede intestinal, frequentemente a partir de um pólipo.
2) Uma alimentação equilibrada, abstinência de álcool e de tabaco e o exercício físico regular.
Resolução das páginas 80, 82 e 84 do Manual
Página 80 do Manual
1) Os movimentos peristálticos do estômago servem para misturar o bolo alimentar com o suco gástrico.
1) Prótidos
2) Estômago
3) Para expôr os tubos a uma temperatura semelhante à que existe no estômago.
4) Tubo D
5) Em nenhum tubo se verificou uma decomposição da clara do ovo exceto no tubo D, pois foi o único tubo em que a clara do ovo esteve em contacto com água, ácido clorídrico e pepsina.
Página 82 do Manual
1) 1) A 2) F 3) B 4) C 6) G 7) H 8) D, E
2) Bílis
3) Intestino delgado
4) A temperatura e o pH do meio onde atuam condicionam a atividade das enzimas.
5) A atuação das enzimas digestivas.
6) A maior parte da absorção ocorre no intestino delgado pois após a digestão no intestino delgado os alimentos encontram-se transformados em nutrientes simples . Nessa fase, todos os nutrientes apresentam um tamanho muito reduzido, adequado à sua absorção para o sangue e para a linfa.
Página 84 do Manual
1) A absorção é facilitada pelas inúmeras pregas da superfície interna do intestino delgado, as válvulas coniventes. Estas por sua vez estão revestidas por milhões de estruturas em forma de dedo, as vilosidades intestinais. Além disso, casa célula do tecido de revestimento das vilosidades apresenta prolongamentos da sua membrana celular, as microvilosidades. Estas adaptações anatómicas da mucosa intestinal aumentam centenas de vezes a sua área superficial e, portanto, a sua capacidade de absorção.
Resolução das páginas 76, 78 e 79 do Manual
Página 76 do Manual
1) O tubo digestivo é formado pela boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus, e este serve para digerir os alimentos. E as glândulas anexas são as glândulas salivares, pâncreas e o fígado, servem para ajudar a digerir os alimentos.
Página 78 do Manual
1) As enzimas digestivas "juntam-se" a moléculas complexas constituintes dos alimentos quebrando as suas ligações químicas, permitindo a sua simplificação.
Página 79 do Manual
1) Os movimentos peristálticos são contrações musculares, rítmicas e involuntárias, que ocorrem em certos órgãos e são responsáveis pela progressão de conteúdos ao longo do tubo digestivo.
Resolução da página 75 do Manual
Página 75 do Manual
1) A) Lípidos
B) Prótidos
C) Glícidos
2) Os nutrientes vêm dos alimentos que o organismo ingeriu, depois, os nutrientes são utilizados na produção de energia biológica ou na elaboração de compostos orgânicos (metabolismo celular). Durante esse processo, o sistema digestivo desempenha a tarefa de dividir certas moléculas mais complexas (presentes nos alimentos ingeridos) em moléculas mais simples, para que possam ser utilizadas pelas células.
3) Metabolismo celular
segunda-feira, 15 de março de 2021
Resolução das páginas 73 e 74 do Manual
Páginas 73 e 74 do Manual
1) 1.1) C
1.2) B
1.3) O consumo de alimentos ricos em glícidos de digestão e absorção rápidas e a obesidade estão relacionadas, porque ao consumir estes alimentos em grande quantidade, os glícidos irão ser absorvidos mais rapidamente, e como uma pessoa obesa tende a consumir alimentos mais frequentemente, acabará mesmo por se tornar obesa.
2) A- 2- IV, V, VI
B- 1- I, II
C- 3- III, II, V, VI
3) 3.1) O fast food desenvolveu-se em Portugal com uma alternativa cómoda, económica e rápida às refeições tradicionais.
3.2) No fast food não há muita variação nos nutrientes, não há equilíbrio e não é uma alimentação completa. Enquanto que na roda alimentar promove estes tópicos positivamente.
3.3) Ingerir grandes quantidades de doces, carnes vermelhas, charcutaria, enchidos e outros alimentos pobres nos outros nutrientes da pirâmide alimentar, levará à obesidade e excesso de peso, hipertensão e ao colestrol alto, que são fatores de risco de doenças cardiovasculares, cancro e obesidade.
4) 4.1) D
4.2) B
4.3) D
4.4) A
4.5) Manter uma alimentação saudável ou até mesmo "de rotina" e ajuda médica ou psicológica.
5) 5.1) O exercício físico é importante na promoção da saúde pois para uma boa nutrição é necessária não só uma dieta adequada e equilibrada como também atividade física regular, para regular o peso no corpo e fortalecer o mesmo.
5.2) Ingerir grandes quantidades de doces, carnes vermelhas, charcutaria, enchidos e outros alimentos pobres nos outros nutrientes da pirâmide alimentar, levará à obesidade e excesso de peso, hipertensão e ao colestrol alto, que são fatores de risco de doenças cardiovasculares, cancro e obesidade.
Resolução das páginas 68 e 69 do Manual
Página 68 do Manual
1) Devido à necessidade de ingerir maior quantidade de alimentos de um grupo do que de outros, os alimentos que devem ser ingeridos em maior quantidade encontram-se mais na base da pirâmide e "ocupam mais espaço" na pirâmide (por terem de ser mais ingeridos). À medida que a pirâmide vai crescendo para cima, o espaço ocupado vai diminuindo devido à menor necessidade de ingerir os alimentos lá localizados.
2) Frutas frescas, hortícolas, leguminosas, frutos secos, azeite, ervas e especiarias, água e infusões.
3) Doces, carnes vermelhas, charcutaria e enchidos.
4) Aves domésticas, ovos, queijos, iogurte.
5) Ervas aromáticas e especiarias.
6) Água e infusões.
7) As atividades representadas na base da pirâmide encontram-se lá pois a saúde é regulada não só por uma alimentação saudável, como é equilibrada por exercício físico, descanso adequado e convivência.
Página 69 do Manual
1) A roda dos alimentos representa uma orientação geral ou referência para um dieta saudável.
2) A balança alimentar portuguesa representa a procura de alimentos pela população portuguesa (basicamente, o que a população portuguesa consome a nível de alimentos).
3) Leguminosas, óleos e gorduras, carne, ovos e pescado e frutas.
4) Falta de informação sobre as consequências de ter uma alimentação não saudável, e/ou irresponsabilidade perante as escolhas tomadas uma quando consumidos alimentos.
5) Carências de nutrientes e distúrbios alimentares.
terça-feira, 9 de março de 2021
Resolução das páginas 58, 61 e 63 do Manual
Página 58 do Manual
1) Nutrientes orgânicos são nutrientes cujas moléculas são formadas por átomos de carbono ligados a átomos de hidrogénio e, frequentemente, a oxigénio, azoto, enxofre e fósforo. Nutrientes inorgânicos são nutrientes cujas moléculas não apresentam a estrutura e a composição química características das moléculas orgânicas.
2) A-Nutriente orgânico B-Nutriente orgânico C-Nutriente orgânico
D-Nutriente inorgânico E-Nutriente orgânico
Página 61 do Manual
1) Os antioxidantes protegem os tecidos, as células, o ADN e outros importantes componentes do corpo contra os radicais livres. Os radicais livres, são as moléculas destruidoras que se crê ajudam a induzir as doenças cardíacas, o cancro, doenças oculares relacionadas com a idade, artrite, perdas de memória e possivelmente o próprio envelhecimento.
2) Vitaminas C e E, betacaroteno, selénio, manganés, cobre e zinco.
3) Laranja, tomate, batata-doce, cenoura, cebola, brócolos, cereais integrais, nozes e sardinhas.
4)
Página 63 do Manual
1) Os micronutrientes não são necessários em grandes quantidades, mas isso não significa um papel menos importante. Quando estes nutrientes estão em falta, muitos problemas de saúde surgem como o atraso no crescimento, a palidez, a alteração no paladar, cárie dentária, dificuldades a engolir, bócio, atraso no desenvolvimento sexual, dor e fraqueza muscular, perturbações e atrasos mentais, diminuição do rendimento escolar ou no trabalho, queda de cabelo, anemia, abrandamento do ritmo cardíaco, fragilidade óssea, distúrbios intestinais e unhas deformadas.
2) Quando a alimentação não é variada, muitos nutrientes (como os micronutrientes) podem ser excluídos da "dieta" de cada um. Em falta, esses nutrientes, causam problemas de saúde no indivíduo (carência de micronutrientes neste caso).
segunda-feira, 1 de março de 2021
O sistema nervoso
Olá!! Aqui está um mapa mental que fiz sobre este tema. Espero que gostem :) Mapa Mental criado por Inês Coutinho com GoConqr
-
Página 110 do Manual 1) A- diástole geral B- sístole ventricular 2) 2.1) Quando em A ocorre a diástole geral, os ventrículos enchem-se de ...
-
O que é? Provavelmente a doença da pele mais comum, a acne vulgar afeta entre 85 a 100% da população em qualquer momento da sua vida. Contu...
-
Olá!! Aqui está um mapa mental que fiz sobre este tema. Espero que gostem :) Mapa Mental criado por Inês Coutinho com GoConqr