segunda-feira, 10 de maio de 2021

Resolução das páginas 119 e 120 do Manual

 Página 119 do Manual

1) 1.1) A- artéria aorta 

B- artéria pulmonar

C- veias pulmonares

D- veia cava inferior

E- aurícula direita

F- aurícula esquerda

G- válvula tricúspide

H- válvula bicúspide

I- ventrículo direito

J- ventrículo esquerdo

1.2) D

1.3) C

1.4) C

2) 2.1)  I- circulação sistémica

II- circulação pulmonar

2.2) A- órgãos da parte inferior do corpo

B- órgãos da parte superior do corpo

C- miocárdio (coração) 

D- veia cava superior

E- artéria pulmonar

F- artéria aorta

G- veias pulmonares

2.3) C

3) 3.1) A- capilar

B- veia

C- artéria

3.2) A- capilar pois encontra-se no sítio dos capilares e mostra no seu interior leucócitos e outros constituintes do sangue.

B- veia pois as paredes da mesma são menos espessas, e está representada a azul, indicando o transporte e presença de sangue venoso.

C- artéria pois as paredes da mesma são mais espessas e está representada a vermelho, indicando presença e transporte de sangue arterial.

3.3) Artérias- possuem paredes espessas e elásticas, resistentes à elevada pressão sanguínea pois são elas que fazem o sangue ir para todas as partes do corpo necessitando de grande impulso e pressão para isso.

Veias- são de grande calibre e as suas paredes são menos espessas e elásticas que as das artérias pois servem para carregar grandes quantidades de sangue para dentro do coração.

3.4) Caso o indivíduo seja ferido, a presença dos capilares (que por sua vez contêm leucócitos a passar dentro deles) junto do ferimento vai permitir uma atuação dos leucócitos no ferimento mais rapidamente.

3.5) A

4) 4.1) A- artérias

B- arteríolas

C- capilares

D- vénula

E- veia

4.2) 4.2.1) A pressão do sangue nas artérias é elevada, depois nas arteríolas diminui um pouco, ao passar para os capilares diminui drasticamente e vai diminuindo progressivamente das vénulas para as veias.

4.2.2) Ao colocar mais pressão no vaso sanguíneo em questão, a velocidade do sangue também aumenta, por isso a velocidade do sangue nas artérias é elevada, depois nas arteríolas diminui um pouco, ao passar para os capilares diminui drasticamente e vai aumentando progressivamente das vénulas para as veias.

4.2.3) Nas artérias a área total de secção é baixa, nas arteríolas aumenta progressivamente até chegar aos capilares onde aumenta drasticamente. A partir daí, a área total de secção vai diminuindo progressivamente dos capilares, para as vénulas e para as veias.

5) 5.1) A- aurícula direita

B- artéria aorta

C- artéria pulmonar

D- ventrículo esquerdo

5.2) A

5.3) A

5.4) A utilização deste aparelho de suporte vital, o coração artificial. 






quinta-feira, 6 de maio de 2021

Resolução da página 113 do Manual

 Página 113 do Manual

1) Quando uma pessoa tem uma alimentação rica em gorduras, estas mesmas vão acabar por estar presentes no sangue, quando isso acontece vai acabar por haver uma acumulação de gorduras nas veias e essas acumulações vão obstruir as veias dificultando a passagem do sangue nas mesmas. Ao passar por certas "secções" das veias que estão obstruídas, o sangue irá causar uma elevada pressão sobre as veias, que eventualmente acabarão por dilatar o que também prejudicaria as válvulas venosas, que podem mesmo deixar de cumprir as suas funções, havendo um refluxo de sangue nas veias.

2) Haver um refluxo de sangue nas veias, devido ao mau funcionamento das válvulas venosas. Isso causa a possibilidade de o sangue não chegar a algumas partes do corpo.

3) Manter uma alimentação saudável, variada, equilibrada e pobre em gorduras, açúcar e sal.

Resolução da página 110 do Manual

 Página 110 do Manual

1) A- diástole geral

B- sístole ventricular 

2) 2.1) Quando em A ocorre a diástole geral, os ventrículos enchem-se de sangue, daí os elevados valores de volume do sangue no ventrículo esquerdo. E quando em B ocorre a sístole ventricular, ocorre uma contração dos ventrículos "espremendo" o sangue dos mesmos.

2.2) Quando em A ocorre a diástole geral, os ventrículos enchem-se de sangue e estão totalmente relaxados, daí os baixos valores de pressão no ventrículo esquerdo. E quando em B ocorre a sístole ventricular, ocorre uma contração dos ventrículos "espremendo" o sangue dos mesmos, daí os elevados valores de pressão no ventrículo esquerdo.

2.3) Quando em A ocorre a diástole geral, todo o coração está totalmente relaxado e o mesmo enche-se de sangue, e quando em B ocorre a sístole ventricular, ocorre uma contração dos ventrículos que espreme o sangue dos mesmos empurrando-o para a artéria aorta, daí os elevados valores de pressão na mesma nesse instante.

3) I- 1º ruído cardíaco 

II- 2º ruído cardíaco

O sistema nervoso

 Olá!! Aqui está um mapa mental que fiz sobre este tema. Espero que gostem :)  Mapa Mental criado por Inês Coutinho com GoConqr