Página 119 do Manual
1) 1.1) A- artéria aorta
B- artéria pulmonar
C- veias pulmonares
D- veia cava inferior
E- aurícula direita
F- aurícula esquerda
G- válvula tricúspide
H- válvula bicúspide
I- ventrículo direito
J- ventrículo esquerdo
1.2) D
1.3) C
1.4) C
2) 2.1) I- circulação sistémica
II- circulação pulmonar
2.2) A- órgãos da parte inferior do corpo
B- órgãos da parte superior do corpo
C- miocárdio (coração)
D- veia cava superior
E- artéria pulmonar
F- artéria aorta
G- veias pulmonares
2.3) C
3) 3.1) A- capilar
B- veia
C- artéria
3.2) A- capilar pois encontra-se no sítio dos capilares e mostra no seu interior leucócitos e outros constituintes do sangue.
B- veia pois as paredes da mesma são menos espessas, e está representada a azul, indicando o transporte e presença de sangue venoso.
C- artéria pois as paredes da mesma são mais espessas e está representada a vermelho, indicando presença e transporte de sangue arterial.
3.3) Artérias- possuem paredes espessas e elásticas, resistentes à elevada pressão sanguínea pois são elas que fazem o sangue ir para todas as partes do corpo necessitando de grande impulso e pressão para isso.
Veias- são de grande calibre e as suas paredes são menos espessas e elásticas que as das artérias pois servem para carregar grandes quantidades de sangue para dentro do coração.
3.4) Caso o indivíduo seja ferido, a presença dos capilares (que por sua vez contêm leucócitos a passar dentro deles) junto do ferimento vai permitir uma atuação dos leucócitos no ferimento mais rapidamente.
3.5) A
4) 4.1) A- artérias
B- arteríolas
C- capilares
D- vénula
E- veia
4.2) 4.2.1) A pressão do sangue nas artérias é elevada, depois nas arteríolas diminui um pouco, ao passar para os capilares diminui drasticamente e vai diminuindo progressivamente das vénulas para as veias.
4.2.2) Ao colocar mais pressão no vaso sanguíneo em questão, a velocidade do sangue também aumenta, por isso a velocidade do sangue nas artérias é elevada, depois nas arteríolas diminui um pouco, ao passar para os capilares diminui drasticamente e vai aumentando progressivamente das vénulas para as veias.
4.2.3) Nas artérias a área total de secção é baixa, nas arteríolas aumenta progressivamente até chegar aos capilares onde aumenta drasticamente. A partir daí, a área total de secção vai diminuindo progressivamente dos capilares, para as vénulas e para as veias.
5) 5.1) A- aurícula direita
B- artéria aorta
C- artéria pulmonar
D- ventrículo esquerdo
5.2) A
5.3) A
5.4) A utilização deste aparelho de suporte vital, o coração artificial.