quinta-feira, 29 de abril de 2021

Resolução da página 108 do Manual

 Página 108 do Manual

1) A- veia cava superior

B- veia cava inferior

C- veias pulmonares

D- artéria pulmonar 

E- artéria aorta 

F- aurícula direita 

G- aurícula esquerda

H- ventrículo direito 

I- ventrículo esquerdo

J- válvula tricúspide

K- válvula bicúspide 

L- válvula semilunar

M- válvula semilunar

2) O sangue venoso chega ao coração pelas veias cavas e a partir das veias, entra no coração pela aurícula direita. Da aurícula direita, o sangue passa pelas válvulas tricúspides para o ventrículo direito. Do ventrículo direito, o sangue venoso passa pelas válvulas semilunares e sai do coração pela artéria pulmonar, dirigindo-se aos pulmões. Uma vez nos pulmões, o sangue venoso transforma-se em sangue arterial e volta a chegar ao coração através das veias pulmonares, entrando no mesmo pela aurícula esquerda. Da aurícula esquerda o sangue arterial passa pelas válvulas bicúspides e entra no ventrículo esquerdo. Do ventrículo esquerdo, o sangue arterial passa pelas válvulas semilunares e sai do coração pela artéria aorta, dirigindo-se para todas as partes do corpo. 

3) Devido aos diferentes tipos de sangue (venoso e arterial) que passam no coração.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Compatibilidades e incompatibilidades entre grupos sanguíneos

 Aqui está um panfleto que fiz sobre este tema :))

As análises ao sangue- Resumo do quadro da figura 1.108

Algumas doenças e desequilíbrios relacionados com desvios dos resultados das análises ao sangue.

Em relação aos eritrócitos, quando os valores estão a baixo da média, dão-se doenças como a anemia, cujas consequências são: fadiga, fraqueza, dores de cabeça, tonturas e falta de ar. Quando os valores estão a cima da média, dão-se doenças como a policitemia, cujas consequências são: mal-estar, fraqueza, dores de cabeça, hemorragias nasais.

Em relação aos leucócitos, quando os valores estão a baixo da média, dão-se doenças como a leucopenia, cujas consequências são: risco de infeções. Quando os valores estão a cima da média, dão-se doenças como a leucocitose, cujas causas são o efeito de um cancro, ferida stresse ou de certos medicamentos. 

Em relação às plaquetas, quando os valores estão a baixo da média, dão-se doenças como a trombocitopenia, em que há risco de hemorragias. Quando os valores estão a cima da média, dão-se doenças como a trombocitose, em que há risco de formação de coágulos no coração ou em vasos sanguíneos e hemorragias da mucosa intestinal.

Em relação à glicose, quando os valores estão a baixo da média, dão-se doenças como a hipoglicemia, cujas consequências são: fome, náuseas, palidez, sonolências, palpitações, tremores, convulsões e desmaios. Quando os valores estão a cima da média, dão-se doenças como a hiperglicemia, cujas consequências são: fome, sede, emagrecimento, cansaço, pele seca, dores de cabeça, sonolência.

Em relação ao colesterol, quando os valores estão a baixo da média, dão-se doenças como a hipocolesterolemia, cujos sintomas são indicadores de desnutrição. Quando os valores estão a baixo da média, dão-se doenças como a hipercolesterolemia, cujas consequências são: o entupimento das artérias e doenças cardíacas.

Em relação ao ácido úrico, quando os valores estão a baixo da média, dão-se doenças como a hipouricemia, cujos sintomas são indicadores de uma alimentação pobre. Quando os valores estão a baixo da média, dão-se doenças como a hiperuricemia, cujas consequências são: dores nas articulações, pele irritada e vermelha e cálculos renais.

O sangue

 Olá!! Aqui está um mapa mental sobre este tema. Espero que gostem :)

terça-feira, 20 de abril de 2021

Resolução da página 99 do Manual

 Página 99 do Manual

1) Um indivíduo cujo grupo sanguíneo é do tipo O pode doar sangue a qualquer outro indivíduo independentemente do seu grupo sanguíneo, e não provocaria aglutinação dos eritrócitos recetores devido à ausência dos antigénios nos eritrócitos ou à presença dos anticorpos anti-A e anti-B no plasma. No entanto indivíduos com estes grupo sanguíneo só podem receber sangue de indivíduos de grupo sanguíneo tipo O.

Um indivíduo cujo grupo sanguíneo é do tipo AB pode receber e doar sangue apenas a indivíduos do mesmo grupo sanguíneo (AB) devido à presença de anticorpos nos outros grupos sanguíneos, o que em contacto com o grupo sanguíneo AB resultaria na aglutinação dos eritrócitos recetores.

Um indivíduo cujo grupo sanguíneo é do tipo A pode doar sangue a indivíduos do grupo sanguíneo tipo A e do tipo AB. Ao doar sangue a indivíduos do grupo sanguíneo tipo AB não seria doado o plasma devido à presença de anticorpos anti-B o que resultaria na aglutinação dos eritrócitos recetores. Um indivíduo cujo grupo sanguíneo é do tipo A pode receber sangue de indivíduos de grupo sanguíneo do tipo A e do tipo O.

Um indivíduo cujo grupo sanguíneo é do tipo B pode doar sangue a indivíduos do grupo sanguíneo tipo B e do tipo AB. Ao doar sangue a indivíduos do grupo sanguíneo tipo AB não seria doado o plasma devido à presença de anticorpos anti-A o que resultaria na aglutinação dos eritrócitos recetores. Um indivíduo cujo grupo sanguíneo é do tipo B pode receber sangue de indivíduos de grupo sanguíneo do tipo B e do tipo O.


Resolução da página 98 do Manual

 Página 98 do Manual 

1) Quando houve uma perfuração da pele e consequente entrada de agentes patogénicos para os tecidos internos do corpo através da ferida, as células infetadas com vírus, as células cancerosas ou as bactérias são reconhecidas e atacadas por certos leucócitos de forma mais especifica. Ligam-se às células a eliminar e libertam produtos químicos que provocam a sua destruição.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Resolução da página 95 do Manual

 Página 95 do Manual

1) No exame de hemograma, os eritrócitos e os leucócitos, no exame de hematócrito, no exame de hemoglobina, no exame da glicose e no exame de colesterol, o HDL.

2) Uma alimentação desequilibrada e não saudável.

3) As consequências seriam a formação ou a já existência de doenças.

4) Não é necessariamente uma seringa então as pessoas com medo de agulhas não têm de se preocupar com isso, consegue efetuar em poucos minutos a avaliação de uma série de parâmetros, e há um envio imediato dos resultados para um computador ou um telemóvel.

5) Terá um impacto negativo no que toca à estabilidade psicológica e emocional do indivíduo a cujos testes foram submetidos. Apenas teria um impacto positivo na saúda da população caso fosse encontrada uma solução para os marcadores encontrados nessas análises.

Resolução das páginas 90 e 93 do Manual

 Página 90 do Manual

1) Assim desloca-se mais facilmente.

Página 93 do Manual

1) O transporte de oxigénio para todas as células, a receção e distribuição dos nutrientes, as troca de substâncias ao nível dos tecidos, a reparação de roturas nos vasos sanguíneos ou a eliminação de microrganismos patogénicos, são funções desempenhadas pelo sangue que são indispensáveis à manutenção do equilíbrio do organismo humano. 

O sistema nervoso

 Olá!! Aqui está um mapa mental que fiz sobre este tema. Espero que gostem :)  Mapa Mental criado por Inês Coutinho com GoConqr