domingo, 11 de outubro de 2020

Texto de opinião sobre a gestão dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável

O planeta Terra tem um número limitado de recursos. Com o aumento da população os recursos tornam-se insuficientes para satisfazer as "necessidades" das gerações atuais, pois estamos a consumir recursos irresponsavelmente e de forma não moderada. Vai chegar um dia em que não vão haver mais recursos disponíveis para as espécies do nosso planeta e para nós.
O ser humano está a esgotar todos os recursos existentes e como a população continua a aumentar, só prejudica ainda mais esse ponto. As nossas verdadeiras necessidades, em termos de quantidade, são muito menores do que as que assumimos. Nós precisamos de muito menos para sobreviver e ter um bem-estar do que consumimos atualmente. A produção industrial é uma atividade regular que devia diminuir, para além de produções em massa prejudicarem o equilíbrio dos ecossistemas, a poluição também cresceu devido à produção.
Devido ao aumento da população, o humano está a desesperadamente produzir alimentos e a consumir e a destruir recursos para satisfazer as necessidades gulosas e gananciosas das gerações atuais. Poluindo e destruindo o planeta, desiquilibrando o ecossistema. Se consumirmos menos, se consumirmos apenas realmente o necessário, haverão mais recursos e alimentos para toda a população. Se diminuirmos a produção industrial e as produções em massa, não só nos vamos ajudar a nós seres humanos como ao planeta onde vivemos. Se consumirmos menos, também produzimos menos e criaremos menos resíduos, ou seja, haverão menos resíduos para o planeta absorver, haverá menos poluição. Se preservarmos a biodiversidade vamos estar a assegurar um bem-estar nosso e de todas as outras espécies. Temos de tomar melhores escolhas, mais favoráveis e não destruir tudo sem pensar no futuro. Temos de ter um consumo em harmonia com a biocapacidade do planeta. Partilhar e destribuir recursos por todos, não pode haver uns que consomem muito e outros que consomem pouco, tem de ser equilibrado e em harmonia com o ecossistema. Se tivermos um desenvolvimento sustentável vamos aumentar o nosso bem-estar e de todos os outros e vamos salvar as gerações futuras da destruição e desgraça. 

Resolução da página 148 do Manual

Página 148 do Manual

1) A- Serviços Culturais
B- Serviços de Produção 
C- Serviços de Produção 
D- Serviços de Regulação 
E- Serviços de Suporte 
F- Serviços Culturais

2) 2.1) B

2.2) Madeiras e lenha, Produtos florestais (excepto madeiras).

2.3) Esses serviços são mais utilizados em Portugal do que em todos os outros países (excepto na Croácia que o valor das madeiras e lenha é maior).

2.4) D

2.5) Os portugueses devem consumir os recursos de modo a satisfazer as necessidades das gerações atuais mas não comprometendo a satisfação das necessidades das gerações futuras. Protegendo o ecossistema e preservando-o.

3) 3.1) A- A Terra demora 1,5 anos a regenerar os recursos renováveis consumidos pelo homem e a absorver os resíduos de CO2 que eles produzem. 

B- A biodiversidade, os ecossistemas e os seus serviços devem ser preservados como garantia de bem-estar para todos. 

C- A distribuição equitativa dos recursos naturais é essencial para diminuir e partilhar a sua utilização. 

D- A vida, dentro dos limites ecológicos, requer uma produção e consumo global em harmonia com a biocapacidade do planeta. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Serviços dos ecossistemas (Guião 10)- Resolução das páginas 143 e 146 do Manual

Página 143 do Manual

1) A) Transporte, armanezamento e fornecimento de água limpa.

B) Controlo do clima. 

C) Produção de madeira e de oxigénio. 

D) Controlo de pragas. 

E) Polinização das plantas. 

F) Produção de solos férteis e de alimentos 

G) Atividades recreativas 

H) Produção de energia 

I) Reciclagem de nutrientes 

J) Produção de alimentos

2) Serviços de Produção- C, H, J
Serviços de Regulação- A, B, D, E,
Serviços de Suporte- F, I
Serviços Culturais- G

Página 146 do Manual 

1) Consumir recursos de forma sustentável e reciclar o lixo.

2) Valorizar a Natureza e partilhar recursos.

3) Consumir de forma sustentável e absorção de resíduos.

4) A biodiversidade encontra-se na base de todos os serviços prestados pelos ecossistemas, dependendo o bem-estar humano da qualidade desses serviços. 

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Não gosto de usar máscara

A máscara não nos deixa respirar normalmente, faz comichão no nariz e está sempre a descer, ou seja, eu tenho sempre que estar a pôr a máscara no sítio certo. Quando ela está no sítio errado, posta de forma torta na minha cara, ou quando eu respiro fundo, os meus óculos ficam todos embaciados e eu deixo de conseguir ver correctamente. É muito Irritante. As minha orelhas doiem. Passo cerca de 8 horas por dia com dois elásticos atrás de cada uma das orelhas a pucha-las para a frente. Quanto mais fino o elástico é, mais doloroso é. O ar é quente. E é sujo. Desisti de seguir aquelas linhas coloridas que eu tenho de seguir à risca. Qual é a entrada mesmo? Ter atenção para não tocar no corrimão ou em algum lugar como esse que para mim era tão natural e hábito tocar. Qual é o nosso lugar? Devemos estar na sala? É mesmo necessário eu entrar nessa loja? Temos álcool em casa? Álcool. Álcool. Álcool. Álcool. Tanto álcool. As minhas mãos vão queimar. Parece limão numa ferida, e arde como os infernos se estiver alguma pele levantada nos meus dedos. O álcool cheira mal. É pegajoso este desinfectante. Demora tanto a secar. É. Eu não gosto mesmo de usar máscara. 

Desenvolvimento sustentável (Guião 10)- Resolução das páginas 140, 141 e 142 do Manual

Página 140 do Manual

1- No gráfico A a poluição apenas aumentava e a quantidade de recursos, população, alimentos e produção industrial teve um pico muito alto mas depois um grande decréscimo que iria até ao ano de 2100, devido ao mau consumo de recursos (consumo insustentável). No gráfico B a poluição é relativamente baixa enquanto a quantidade de recursos, população, alimentos e produção industrial é alta.

2- De acordo com o gráfico A, o consumo de recursos vai ser feito sem cuidado nenhum e de forma insustentável, gastaremos tudo até não haver mais nada.

3- De acordo com o gráfico B, nós iremos consumir os recursos moderadamente e de forma sustentável e assim os mesmos continuarão a existir.

Página 141 do Manual

1- É o Qatar, e talvez seja porque utiliza muita terra produtiva e água para produzir recursos e absorver os resíduos.

2- A pegada ecológica de Portugal é maior que a média mundial, mas menor que a média da união europeia.

3- A China e a Índia não utilizam tanta terra produtiva e água para produzir recursos ou para absorver os resíduos.

Página 142 do Manual

1- 4,12 hectares por pessoa. 

2- Significa que cada português utiliza 4,12 hectares para produzir recursos e absorver resíduos.

3- A partir de 1985.

4- A pegada ecológica esteve alta mas decresceu minimamente.

5- Cerca de 1,3 hectares por pessoa. 

6- Este valor significa que 1,3 hectares por pessoa é a capacidade de uma área biologicamente produtiva, gerar uma oferta contínua de recursos renováveis e de absorver os seus resíduos.

7- A pegada ecológica dos portugueses passa bastante da biocapacidade da área.

8- Seriam necessários 2,32 planetas. 

O sistema nervoso

 Olá!! Aqui está um mapa mental que fiz sobre este tema. Espero que gostem :)  Mapa Mental criado por Inês Coutinho com GoConqr